7-Passos-para-Transformar-a-sua-Administradora-em-uma-Administradora-Digital

7 Passos para Transformar a sua Administradora em uma Administradora Digital

Certamente, você já ouviu mais de uma vez em conversas corporativas a seguinte frase “A tecnologia está mudando tudo”.  E esta é uma verdade incontestável, comumente, seguida por declarações que indicam incertezas de como se preparar para este futuro que já está entre nós!

No mercado de administração condominial a necessidade de mudança é pressionada pela chegada de novos concorrentes – as empresas já nascidas digitais, e pelos clientes finais (os condôminos) que já desfrutam dos benefícios gerados pela tecnologia em outros setores do mercado e querem encontrá-los também nos serviços do condomínio.

A pergunta que fica é: Como promover a transformação digital na sua administradora?

A preocupação é legítima, porém é preciso atenção! Em algumas empresas, a transformação digital pode causar uma relação paradoxal: Na ânsia de proteger os negócios e para não ficarem para trás, aceleram em um processo de digitalização completo de suas operações e, na pressa, cometem erros que podem ser fatais.

A verdade é que, a transformação digital é necessária, mas é preciso seguir alguns passos para que seja bem sucedida!

1 – Planejamento

Como tudo que acontece em uma empresa, o primeiro passo para o sucesso da transformação digital é o planejamento.

O processo requer mudanças profundas que envolvem ajustes na cultura da empresa, investimento, treinamentos, incentivo a formação profissional e períodos de adaptações.

Por isso, para viabilizar a transformação digital na sua administradora é preciso fazer uma análise sobre as necessidades da empresa e do cliente, as tecnologias disponíveis e as tendências do mercado para, então, definir quais serão os caminhos adotados.

Depois, é recomendado dividir por etapas as ações necessárias para transformar a sua empresa em uma administradora digital. Esse caminho é indicado para facilitar a implantação, assimilação dos novos processos pela equipe e clientes para, dessa forma, mensurar os resultados, fazer os ajustes necessários e seguir para a etapa seguinte.

2 – Envolver a equipe

Um fator muito importante para o sucesso da transformação digital é o envolvimento da equipe.  Sendo assim, convidá-la para participar desde o início do projeto, ouvindo suas ideias e opiniões, favorece (e muito) o engajamento, já que os profissionais se sentirão parte importante dele.

Durante este processo é possível que os líderes encontrem colaboradores ainda analógicos, mas com vocação para a mudança e que terão um papel importante na implantação dos novos processos, e profissionais resistentes ao andamento da transformação, o desafio é envolvê-los e alinhá-los para que não retardem ou freiem o movimento.

3 – Acompanhar as tendências do mercado

As empresas existem para atender às necessidades dos seus clientes, sendo assim, a transformação deve ser planejada tendo como base as mudanças de comportamento e necessidades deles, focada nos resultados para os consumidores e orientada para o serviço.

Entender as tendências do mercado para a satisfação do consumidor e a sua jornada é uma das premissas para o sucesso da transformação digital. Isso fará com que, inclusive, os investimentos tenham vida útil maior, uma vez que a evolução da tecnologia é contínua.

Para que isso ocorra, é essencial a mudança de foco da parte técnica de TI para uma lógica mais ampla na experiência do consumidor.

4 – Equipe Multidisciplinar

Como já citamos, entre os fatores de sucesso para a transformação da sua empresa em uma administradora digital está o envolvimento dos colaboradores no desenvolvimento do processo.

Esse tipo de equipe tem sempre alguns denominadores em comum que garantem o bom funcionamento das suas funções e processos. Por virem de contextos distintos e enxergarem pontos de vista diferentes, as discussões e construções tendem a ser mais ricas.

Comunicação é um dos pontos que devem marcar as equipes multidisciplinares. Como é composta por perfis diferentes e conhecimentos técnicos variados, tal junção exige que esses profissionais interajam mais na hora de executar qualquer plano ou tarefa. Com isso, pretende-se que cada um se faça entender pelos demais e possibilite a construção de novas ideias.

5 – Revisite a cultura da empresa

A transformação digital envolve a empresa como um todo. Desde os seus princípios e valores até o seu dia a dia.

É fundamental fazer o alinhamento correto para que ela tenha o impacto e resultados esperados, uma vez que, apesar de o nome da transformação ser digital, ela mudará rotinas, cargos, espaços e, principalmente, a mentalidade de todos os envolvidos.

Vale destacar que, nesta era da informação a coerência é essencial para as marcas. Ao comunicar que a empresa tem processos modernos e tecnológicos é preciso que, de fato, os sistemas e colaboradores estejam aptos a operar deste modo. Uma experiência contrária de um consumidor publicada na internet pode comprometer a imagem da organização.

6 – Hora H

Quando se decide implantar a transformação digital é comum primeiro chamar o departamento de TI. Porém, como o seu negócio não é do ramo de tecnologia, é recomendável terceirizar o processo, escolhendo, preferencialmente, um fornecedor que conheça bem o mercado condominial.

A empresa especializada tem uma visão mais ampla sobre o mercado, conhece as melhores práticas e, também está por dentro das tendências tecnológicas, fatores que efetivamente podem contribuir para “facilitar” a transformação do seu negócio em uma administradora digital.

Dessa forma, a possibilidade de sucesso é maior, uma vez que o processo está sendo realizado da maneira adequada, por uma equipe capacitada e que também estará preparando o departamento interno de TI para a manutenção das mudanças do dia a dia.

7 – Saia da inércia

Há quanto tempo você está acompanhando como expectador as mudanças tecnológicas no mercado condominial sem fazer nada ou fazendo pequenas adaptações?

Agora que você já sabe todos os passos necessários para o sucesso da transformação digital, chegou a hora de sair da inércia e agir de modo planejado e estruturado para levar a sua empresa para a nova era: a da administradora digital!

Entre contato conosco e dê passos estruturados para a transformação digital da sua administradora!