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9 Dicas Práticas Para Dominar o seu Tempo

Cada pessoa tem uma história. Uma família, uma profissão, um trabalho, um hobby, um sonho… Mas, independentemente de cada uma dessas peças importantes, que fazem com que a sua vida seja diferente de todas as outras, há uma realidade que é comum a maioria delas: a dificuldade em organizar o tempo para cuidar de todos os aspectos necessários.

Porém, é fato que as pessoas estão cada vez mais cansadas e, em alguns casos, dedicando-se para ser o melhor no trabalho, na faculdade, em casa, com os amigos, etc., mas faltam braços, pernas, mente e TEMPO. Diante dessa lista de atividades que precisam ser executadas é comum a saúde ser deixada de lado, a família ficar em segundo plano, os finais de semana ficarem comprometidos e os projetos pessoais quase esquecidos.

Mas calma, nosso objetivo é mostrar que é possível organizar o tempo e aumentar a produtividade. Então, confira algumas formas simples, mas fundamentais se você quiser deixar de ser escravo(a) e se tornar um(a) “senhor(a) do seu tempo”.

1. Planeje

Entre os significados da palavra organização, dois deles merecem destaque: por em ordem e estruturar. Ou seja, itens essenciais para um bom planejamento e o primeiro passo para “dominar o tempo”. Em nosso texto: “Tempo: um recurso em extinção”,  sugerimos duas técnicas simples, porém muito eficazes para a construção deste planejamento

2. Identifique o ladrão

Será que você tem desperdiçado tempo? Quantos e-mails sem importância você tem recebido? Quantas mensagens no WhatsApp você tem respondido e em qual momento você tem feito isso?

A desorganização, a procrastinação, a incapacidade de dizer não, as conversas paralelas e as reuniões e relatórios desnecessários, podem estar reduzindo o seu tempo útil. Por isso, tão importante quanto listar as atividades necessárias e suas prioridades é identificar o que está roubando o seu tempo e dominá-lo, deixando de fazê-lo ou adotando tempo específico para isso.

3. Identifique seu horário nobre

Cada pessoa tem um período do dia no qual se sente mais produtivo e com maior capacidade de concentração. Qual é o seu?

Identifique-o e, com a sua lista de tarefas em mãos, destine este período às atividades que requerem maior atenção ou às mais difíceis e complexas.

4. Organize as tarefas por urgência

Uma das formas interessantes de fazer a gestão do tempo, bastante utilizada como ferramenta de Coaching, é a divisão de atividades por ordem de prioridade. Essa é feita da seguinte forma:

  • atividades importantes, que são as relevantes e que trazem resultados a curto, médio e longo prazo;
  • urgentes, ou seja, tarefas fora do prazo ou que surgiram de última hora e precisam ser entregues o quanto antes;
  • circunstanciais, que são as casuais ou desnecessárias.

5. Faça bem feito

Qual a próxima atividade a ser delegada ou executada? Qual é o objetivo? Para quem ela se destina? Como ela precisa ser apresentada?

Entender todos os pontos do trabalho a ser desempenhado facilita a sua execução e reduz a necessidade de que seja refeito ou de grandes ajustes, dessa forma você economiza tempo.

6. É simples? Faça agora

Tarefas curtas como enviar um e-mail, fazer uma ligação ou algo parecido devem ser executadas imediatamente ou no próximo intervalo entre tarefas complexas.

7. Liste as pendências

Há ações que precisam ser tomadas, mas que, por qualquer motivo, não é possível agora? Então faça uma lista só com as pendências e tire isso da sua mente. Dessa forma você estará mais livre para concentrar a sua atenção no que realmente importa.

8. Inclua as atividades pessoais na agenda

Os problemas que algumas pessoas têm em relação à gestão do tempo podem ser facilmente solucionados se os compromissos e atividades de cunho pessoal forem incluídas na agenda diária.

Afinal, todos precisam de tempo para estar com a família, participar de atividades de lazer, ir ao mercado, ao banco e outras inúmeras tarefas que devem ser realizadas no cotidiano.

9. Conte com a tecnologia

Hoje em dia são tantos sistemas e aplicativos para auxiliar na gestão do tempo que é um verdadeiro desperdício deixar de utilizá-los.

Por meio delesé possível, por exemplo, organizar a agenda, receber notificações sobre compromissos e demandas, organizar listas de tarefas e muitas outras funcionalidades para otimizar sua rotina e tornar seu dia mais produtivo.

Gostou das nossas dicas para dominar o seu tempo? Que tal começar a colocar em prática agora mesmo?