administradora digital

Administradora Digital: Rumo ao Crescimento Exponencial

Administradora Digital é a empresa que presta serviços de administração condominial, tendo a tecnologia como meio para desburocratizar, gerir os procedimentos administrativos e operacionais, aprimorar a comunicação entre todos os envolvidos no dia a dia do condomínio por diferentes canais, aumentando a transparência e a eficiência da gestão.

Que a tecnologia está mudando o dia a dia das pessoas e empresas no mundo não é novidade. Que até órgãos governamentais estão desburocratizando e digitalizando processos, isso também é verdade. Agora, se até eles já estão entrando na era digital, então, em que fase está a sua administradora? Ela já é digital ou está em processo?

A transformação digital é o processo em que a tecnologia assume um papel estratégico, levando a empresa a uma mudança estrutural que provoca o aprimoramento dos procedimentos internos, gerando melhores resultados.

Vale ressaltar, que esse processo não é necessário apenas para empresas grandes. Ele é a condição de futuro para companhias de todos os tamanhos.

Como para a transformação digital é necessário uma mudança estrutural na empresa, é importante entender que ela acontece em fases, até alcançar a maturidade digital. E este é um estágio desejável!

Afinal, as empresas consideradas líderes digitais apresentam desempenho superior, com taxa de crescimento até cinco vezes maior, quando comparadas às demais empresas, segundo dados da pesquisa Mckinsey Analytics and Digital Quotient.

Você busca um crescimento exponencial para sua administradora? Então conheça as fases e os passos necessários para se tornar, de verdade, uma administradora digital.

Fases da transformação

O processo de transformação digital de uma administradora, assim como a de qualquer outra empresa, envolve a adoção de melhores práticas de gestão em quatro dimensões fundamentais: estratégia, capacidade, organização e cultura.

Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas:

Estratégia

A estratégia está diretamente ligada à forma como sua empresa atua no mercado. Entender o setor o próprio setor – incluindo tendências e concorrência, os anseios dos consumidores e definir as mudanças necessárias para um modelo de negócio alinhado ao mundo digital é essencial.

É preciso ter consciência de mudança, uma certa dose de aspiração ambiciosa e de longo prazo vinculadas à nova estratégia do negócio, à centralidade do cliente e às oportunidades de crescimento.

Capacidade

A capacidade e a mudança de mindset exigida para esta nova era caminham juntas o tempo todo. Ela é um novo jeito de buscar soluções para problemas antigos, nos quais diretores, gerentes e colaboradores precisam estar alinhados para uma nova forma de pensar e agir, em que a integração de toda a empresa proporciona novas experiências ao consumidor.

Na era digital, os erros são minimizados, uma fez que a automatização facilita uma série de processos. Porém, um problema de cobrança, por exemplo, não é mais só de um departamento. Envolve desde a área de TI, assim como a área financeira e a de marketing, já que afeta a experiência do cliente.

Sendo assim, a tecnologia deve estar alinhada com marketing e vendas para desenvolver novos processos digitais, com análise de dados e da jornada do cliente, adoção de plataformas tecnológicas e foco na geração de valor.

Organização

Se tornar uma administradora digital vai requerer uma metamorfose na sua empresa, e isso inclui estrutura, gestão de pessoas e governança. E esses três últimos itens precisam estar sempre embasados pela análise de dados, métricas, indicadores para facilitar a obtenção de informação e tomadas de decisão.

O resultado é a maior percepção de eficiência e transparência por parte dos seus clientes (síndicos, conselheiros e moradores e funcionários) e, por consequência, o fortalecimento da relação administradora/condomínio.

Cultura

A maturidade digital de uma empresa se torna visível em sua cultura e na forma de atuar no mercado.

Agilidade, liberdade para processos de testes e aprendizados, colaboração interna, abertura para orientação externa e decisões bem conduzidas e acertadas estão entre as principais características.

Como consequência, a empresa conquista crescimento exponencial, como citado acima na pesquisa da Mckinsey.

Em que fase está a sua administradora? Já começou a dar os primeiros passos rumo à transformação para uma administradora digital? Nós podemos te ajudar, fale conosco e saiba como.