Cobrança 2.0

Os 3 passos para entrar de vez na Cobrança 2.0 e diminuir a inadimplência

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em SAC 2.0, mas se não estiver familiarizado, não se preocupe, nós explicamos. Em termos simples, SAC 2.0 é o atendimento ao cliente através da internet, seja por chat, aplicativos ou redes sociais.

Ignorar a tecnologia a nossa volta, e a forma como ela pode beneficiar nossa rotina de trabalho, é um passo em falso que pode dificultar a expansão dos negócios.
E numa era em que tudo tende ao digital, por que isso deveria ser diferente com o processo de cobrança da sua administradora?

1º passo: estruturação

Antes de entrar de vez para a Cobrança 2.0, é importante que sua administradora “prepare o terreno” para a novidade. A base para o novo processo de cobrança deve ser composta por uma equipe focada e um controle consistente da cota condominial pendente.

Além disso, ainda que os condôminos não estejam, nesse momento, cobertos de razão, nenhum cliente gosta de ser cobrado. Então, um relacionamento ético, com uma boa dose de educação e gentileza adicionadas à cobrança pode fazer toda a diferença.

2º passo: entendimento

Ao tratar qualquer caso de inadimplência no condomínio, é preciso lembrar que há uma série de situações, controláveis e incontroláveis, responsáveis por levar um condômino a deixar de cumprir com suas obrigações financeiras:

  • Motivos pessoais;
  • Falta de dinheiro;
  • Falta do boleto;
  • Esquecimento;
  • E várias outras.

Mas de nada adianta saber os motivos que levaram ao atraso do pagamento se você não conseguir ser empático. Entender essas razões, e se colocar no lugar do cliente, faz com que sua equipe esteja preparada para pensar nas melhores formas de reverter e diminuir a inadimplência condominial.

3º passo: escolha

Se você chegou até o 3o passo, precisa estar disposto a abandonar velhos (e, às vezes, ultrapassados) costumes, como o envio de cartas e telefonemas. É hora de direcionar sua visão para onde o seu cliente está: na internet.

Agora vamos pensar na seguinte situação: sua administradora atende a vários condomínios e em cada um deles há um número considerável de devedores, com motivos e períodos em atraso diferentes. Imagine o tempo gasto para fazer o acompanhamento manual desses casos.

Para melhorar, no entanto, a rotina de cobranças, e chegar a todos os clientes inadimplentes, hoje já é possível automatizar o processo, deixando a equipe com mais tempo disponível para cuidar de casos delicados, como aqueles em que é necessária até uma intervenção judicial.

Com o Webmínio, o Portal da Administradora, por exemplo, além de disponibilizar para os condôminos a segunda via de boleto (em casos de extravio, perda ou esquecimento) através da internet, é possível contar com o Lembrete de Pagamento, com o qual a administradora pode configurar o disparo automático de e-mails informativos sobre um boleto já disponível para pagamento, com poucos ou vários dias em atraso.

Como isso pode ajudar:

  • Controle de e-mails enviados x e-mail visualizados;
  • Diminuição do gasto com ligações;
  • Diminuição de tempo e despesas com cartas de cobrança;
  • Controle de datas para cobrança automática;
  • Otimização do tempo;
  • Diminuição da inadimplência.

Essa é uma forma de manter sua administradora no controle das cotas a receber, sem se tornar invasiva ou inconveniente, convertendo um número maior de pagamentos e a inserindo definitivamente no modelo de Cobrança 2.0.

 

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