síndico digital

Condomínio Digital, um Aliado no Dia a Dia do Síndico

Vida de síndico não é fácil! Além da responsabilidade civil, há uma série de demandas diárias e periódicas para as quais eles precisam se atentar para o bom funcionamento do condomínio.

Mas, com o auxílio de uma boa administradora é possível tornar digital a gestão do condomínio, deixando as coisas muito mais simples, já que a maioria das informações necessárias para as tomadas de decisões dependerão de apenas alguns cliques no celular.

Condomínio digital: tecnologia a favor dos síndicos

Condomínio digital é aquele em que todos os processos administrativos, de atendimento, fiscais, legais e operacionais são disponibilizados pela administradora de forma digital, por meio de aplicativos e portais para síndicos e condôminos.

E como o condomínio digital muda o dia a dia dos síndicos?

Os síndicos têm em seu escopo de trabalho o controle do saldo de contas, controle de inadimplentes, de contas a pagar, solicitação e aprovação de orçamento, gestão de compromissos obrigatórios, de documentos, análise do livro de reclamações e adoção de providência e comunicação com condôminos, desenvolvimento de assembleia, além de muitas outras obrigações. Ufa!

Sergio Kurita, da Taty Gestão Condominial, conta que “Antigamente o fluxo de caixa era enviado semanalmente para cada síndico. Isso exigia dos colaboradores horas de trabalho para desenvolvimento de relatórios e organização da pasta. Agora, com a tecnologia, todos os lançamentos já são automaticamente destinados para os relatórios respectivos, reduzindo o trabalho das administradoras e facilitando a vida dos síndicos que podem acessar os dados que desejar a qualquer hora do dia, direto no celular.”

E as tecnologias utilizadas pela Athos, para desenvolver as soluções para as administradoras, transformam a gestão, tornando o condomínio digital e permitindo que, por exemplo, com alguns cliques, o síndico possa analisar a previsão orçamentária de forma super intuitiva — através do Termômetro de Gastos —, verificar saldo, aprovar despesas e identificar o percentual de inadimplência, entre outros.

A pasta de prestação de contas, que antes era impressa, encaminhada para síndico e depois para o conselho (que se reunia para analisar e, muitas vezes demorava dias para devolver),  agora pode ser analisada de forma simultânea e totalmente on-line com a Prestação de Contas Interativa, registrando suas observações e aprovações quando e de onde quiserem.  Tornando todo o processo mais ágil e cômodo para todos.

A manutenção do condomínio, bem como o cumprimento de obrigações como renovação de seguros e licenças, troca de equipamentos, etc., também são facilitados pelas soluções capazes de transformar o condomínio em um Condomínio Digital.

É provável que você já tenha ouvido histórias de condôminos que fizeram alguma reclamação no “Livro de reclamações” da portaria e não tiveram respostas, não é mesmo? Pois é, esse processo também é facilitado com a adoção da tecnologia. Uma vez que quando uma nova reclamação é registrada, todos os envolvidos são notificados e o reclamante consegue acompanhar, passo a passo, os andamentos dados para a resolução da questão.

Ou seja, com essas e tantas outras facilidades, horas de análises, inúmeras conversas e volume de papéis são reduzidos significativamente e tudo passa a ficar disponível na palma da mão do síndico, em seu smartphone, com apenas alguns cliques, reduzindo a necessidade de tempo dedicado às questões burocráticas.

Quer transformar o seu condomínio em um condomínio digital? Converse com a sua administradora sobre as soluções digitais que acabou de conhecer e que deseja adotar em seu dia a dia.