Desafios-para-a-Transformação-Digital

Desafios para a Transformação Digital

A tecnologia está tirando sua empresa da zona do conforto?

Como você sabe, este é um caminho sem volta. Mas, como aconteceu na revolução industrial, sua empresa também precisa se adaptar para continuar competitiva e usufruir os benefícios gerados pela transformação digital.

Na nova era (a digital) a competição não é apenas com empresas iguais a sua, ela traz concorrentes diferentes, algumas que nasceram já neste tempo e que trazem soluções que atendem às necessidades do seu cliente de forma diferente.

Por falar em clientes, eles também mudaram…

Já adeptos aos benefícios disponibilizados pela tecnologia, eles estão mais exigentes, anseiam por soluções mais rápidas e preferem, em alguns casos, resolver algumas questões de forma autônoma.  A pesquisa da Business Insider indica que 45% dos usuários de serviços ao redor do mundo preferem ser atendidos por um chatbot em vez de humanos!

Mas como levar a sua empresa para essa nova era?

Além de investimento, existem alguns pontos importantes que precisam observados. Continue lendo e saiba como transformá-los em aliados da tecnologia.

Primeiro desafio: Líderes Digitais

A transformação digital exigida das empresas nesta nova era, está muito mais ligada às pessoas e suas formas de resolver problemas e gerar valor do que efetivamente, ao investimento em tecnologia.

É comum em empresas tradicionais delegar a busca do conhecimento dos recursos tecnológicos apenas para os técnicos ou para os que têm mais habilidade (os nativos digitais). Mas, é válido lembrar que toda mudança começa nos líderes e isso também é uma verdade importante para a transformação digital.

Os líderes precisam sair da zona de conforto e encarar os desafios de adotar uma nova forma de pensar, planejar e agir. Eles precisam conduzir a equipe para o mindset digital de forma transparente e participativa!

Esse processo é complexo, mas para que seja produtivo é importante que envolva a troca de ideias com os colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, fazendo com que a equipe se sinta integrante do processo de mudança.

É certo que a transformação do tradicional modelo de operação não é um processo simples também para os gestores (bem como a escolha das ferramentas tecnológicas que serão adotadas). Mas, é importante que os líderes se envolvam diretamente nesta etapa, a partir do entendimento dos anseios dos consumidores e dos procedimentos que podem ser aprimorados e transformados pela tecnologia, bem como do retorno do investimento considerando tempo, imagem, satisfação do cliente, economia de recursos e aumento de rentabilidade.

Segundo Desafio: Equipe engajada

Não existe transformação digital em uma empresa se a equipe não se transformar junto.

É comum nas empresas existirem profissionais de diferentes gerações e que os mais jovens, além de já serem adeptos da tecnologia, já possuírem uma nova forma de buscar soluções, visando o mais fácil e o mais rápido, mas é preciso facilitar o processo de capacitação dos demais colaboradores para o entendimento da tecnologia, sobretudo, dos benefícios gerados por ela para o trabalho, para a empresa e para os clientes.

E nesta etapa o papel do líder também é fundamental, pois deverá ser o maior apoiador e propagador na utilização, manutenção e melhoria dos processos facilitados pela tecnologia.

Pronto para inovar e transformar a tecnologia em aliada da sua empresa, em facilitadora para os seus clientes e para que a sua empresa não fique para trás?

Conheça todos os benefícios que a transformação digital pode trazer para sua empresa!