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Como evitar que seu departamento de compras tenha problemas com fornecedores

Sempre que precisamos comprar alguma coisa para nós, ou para nossa casa, não queremos ter nenhuma dor de cabeça, não é mesmo? É por isso que acabamos sendo tão exigentes e criteriosos antes de chegar ao “débito ou crédito?”.

E quando falamos das compras para um condomínio inteiro, e nesse ponto estamos afetando, de certa forma, a vida de várias famílias, essa exigência não pode ser diferente.

Uma das maiores dificuldades aqui é escolher um fornecedor de confiança e que pratique preços justos para atender às necessidades de compra para o condomínio; mas, com tantas empresas no mercado, como evitar certas dores de cabeça?

Seu cliente paga o preço

Literalmente! Na hora de iniciar um processo de compras, seja para qual finalidade for — materiais de limpeza ou escritório, equipamentos etc. — ou contratação de um serviço, é natural que o preço tenha um peso na decisão.

O problema é que, na urgência para repor o que falta, priorizar só o valor pode levar o condomínio à aquisição de produtos e serviços com qualidade inferior e, consequentemente, a ter que os adquirir com mais frequência por não “funcionarem” como deveriam.

Claro que isso não significa que tudo o que for mais caro tem mais qualidades. É preciso haver um equilíbrio e o mais importante: pesquisar.

Muito bom… para ser verdade

Às vezes é bom mesmo, mas pode não ser. Não adianta ter bons preços, bons produtos e serviços se a empresa não entregar o que prometer.

Para evitar surpresas desagradáveis na hora de concluir a compra, é fundamental reunir algumas informações importantes sobre cada possível fornecedor antes de “bater o martelo”.

  • Perfil: Quanto mais completo o perfil de uma empresa for (Razão Social, CNPJ, endereço físico e mais de um dado de contato) maiores as chances de você estar lidando com uma instituição séria, mas isso ainda não é o suficiente.
  • Reputação: Outro ponto importante a ser avaliado é o que falam dessa empresa na internet, seja no próprio site, páginas em redes sociais, sites de reclamações, ou qualquer outra plataforma.
  • Entrega: Quando solicitar uma cotação de valores, fique atento ao prazo de entrega e ao valor do frete. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, toda empresa deve especificar os custos e de envio do produto antes de concluir a compra.
  • Pagamento: É importante que as formas de pagamento também sejam apresentadas de maneira clara e, caso haja a cobrança de juros por um parcelamento, os valores ou porcentagens incidentes devem ser informados pelo fornecedor.
  • Troca ou Devolução: Nenhuma compra está totalmente isenta de produtos defeituosos ou que não são bem aquilo que foi vendido. Por isso é importante obter diferentes dados de contato da empresa. Verifique, se possível, antes de concluir a compra, quais são as políticas da empresa para esse tipo de situação.

Estreitando e minimizando

Agora que reuniu todas as informações, você já tem material suficiente para fazer um ótimo comparativo de valores e empresas com as quais pretende fechar o pedido.

Uma opção para facilitar todo esse processo de obtenção de dados, comparativos, e a compra em si, é a adoção de soluções como o CondoPlaza para o seu departamento de compras.

Se a experiência de compra for positiva, você poderá, com a aplicação, guardar os dados da empresa numa lista de “Favoritos” para futuras cotações, possibilitando, ainda, que sua administradora estreite o relacionamento com o fornecedor e minimize ainda mais o risco de fraudes.

 

Conhece outras formas de evitar problemas com fornecedores? Deixe seu comentário.

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