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Os Benefícios do Atendimento Digital para as Administradoras de Condomínios

Ter a parceria de uma administradora para controlar o condomínio é, com certeza, o melhor caminho para gestores e condôminos. Mas você sabe exatamente o que os contratantes estão esperando da sua empresa ao assinar o contrato?
Certamente, eles buscam toda a capacidade técnica para manter a saúde financeira do condomínio e gerenciar as questões burocráticas (que são muitas, por sinal) e, sobretudo, atendimento às necessidades do síndico, conselho, zelador, profissionais e condôminos – ou seja, é nesta tarefa que a maior parte das atividades estão concentradas.  Agora, será que sua administradora está fazendo isso da forma mais eficaz e eficiente? Ela já oferece atendimento digital?

Atendimento Digital

Atendimento digital é um termo decorrente do processo de transformação digital com o objetivo de atender as exigências dos consumidores modernos que buscam desenvolver contato com as marcas por diferentes canais – sites, redes sociais, aplicativos, chats, telefones etc., e, em todos eles encontrar respostas atualizadas e integradas.

Sua administradora já está oferecendo esse tipo de atendimento?  De acordo com a pesquisa State Of Global Customer Service 2017, da Microsoft, 96% dos entrevistados disseram que o atendimento ao cliente é importante na escolha da marca e para se tornarem leais a ela. Descubra como conquistar o seu cliente e manter a sua lealdade desde o primeiro contato.

O que é um atendimento ao cliente eficaz e eficiente?

Antes de continuarmos falando sobre as características do atendimento digital desejado pelo seu consumidor, vamos entender a diferença entre as palavras eficaz e eficiente?

Eficaz significa que “efetua o que promete ou o que se espera; que causa o resultado inicialmente pretendido”.

Eficiente significa “obter os resultados esperados com maior economia de recursos e/ou de tempo”.

Vale lembrar que, independente da promessa feita por sua empresa, o cliente já tem uma expectativa “universal” em relação ao atendimento.

A pesquisa citada aponta que 72% dos entrevistados esperam que os atendentes conheçam seu histórico de compras e contatos anteriores.

Além disso, os consumidores esperam ser atendidos por profissionais amigáveis e capacitados para responder suas questões (30%) e, 28% deles também desejam encontrar a solução em apenas uma única interação – afinal, entre as características de atendimento que mais irritam (até você) é ser transferido de atendente para atendente tendo que repetir toda a sua necessidade e sem obter respostas claras, não é mesmo?

Os benefícios de um atendimento digital

A Athos é especialista em soluções digitais para o mercado condominial e o Atentum é a solução direcionada para garantir o atendimento digital da sua empresa e para contribuir para a satisfação dos seus clientes – condôminos, profissionais e gestores.

É claro que cada condomínio tem a sua peculiaridade, mas é sabido que uma as principais demandas dos condôminos para a administradora é a geração da segunda via de boleto. Sergio Kurita, diretor da Taty Gestão de Condomínios e Cobrança, conta que “em época de vencimento de taxa condominial, tínhamos que deixar duas profissionais dedicadas ao atendimento ao cliente e reenvio de boletos, porém com a adoção da tecnologia Atentum, o volume das demandas caiu drasticamente e a maioria dos condôminos agora baixa a segunda via, a qualquer hora, pelo aplicativo ou pelo computador.”

A solução gera facilidade ao cliente e, ao mesmo tempo, redução de custo para a empresa à medida que os profissionais podem ser destinados para atividades mais estratégicas.

Na Villagua Administradora, a URA – Unidade de Resposta Audível (disponibilizada pela Athos) – é o caminho mais usado pelos condôminos para a solicitação da segunda via de boletos, seguido pelo portal e aplicativos.

Além da segunda via de boletos, as reservas de espaços, comunicações entre condôminos e zeladores, portaria, síndico ou administradora, podem ser realizadas por diferentes canais e com registros de todas as interações realizadas.

“Com as novas tecnologias, embora ainda a maioria das pessoas não esteja aculturadas para uso do portal e aplicativo, já reduzimos praticamente a zero as demandas simples que agora são solucionadas pela URA, conseguimos melhorar e muito os processos e proporcionamos facilidade de acesso as informações do condomínio. Tudo isso permitindo direcionar nossa equipe, que é enxuta, para um atendimento mais estratégico e tradicional ao cliente”, afirma Juraci Baena Garcia da Villagua Administradora de Condomínios.

Tudo isso está em sintonia com os desejos dos consumidores. Segundo uma pesquisa da Microsoft, 90% deles esperam que a marca ofereça um portal online de autoatendimento e 44% utilizam de três a cinco canais diferentes de atendimento ao cliente.

Como está o atendimento da sua administradora de condomínios com os seus condôminos e gestores? Eficaz e eficiente ou analógica e pouco efetiva?

Vale lembrar que 56% dos respondentes à pesquisa deixariam de comprar de uma empresa devido uma experiência ruim.

Agora que você já sabe alguns dos benefícios do atendimento digital para sua administradora de condomínios, que tal conhecer de forma personalizada, o que podemos fazer por sua empresa?

Entre em contato conosco e conheça os passos para transformar sua administradora analógica em uma administradora digital.