Os-impactos-da-Tecnologia-na-Gestão-de-Pessoas

Os impactos da Tecnologia na Gestão de Pessoas

A tecnologia também gera muitos benefícios para a gestão de pessoas desde a seleção, passando pelas facilidades para a avaliação do desempenho, até a melhoria do clima organizacional, mas no dia a dia dos profissionais da empresa é possível observar alguns benefícios práticos como:

1 – Integração dos setores

A tecnologia facilita o tráfego de informações dentro da empresa e com maior controle. Desta forma, favorece o cumprimento de prazos de cada setor, permite identificar o responsável pela execução de cada etapa do processo e contribui para a redução de esquecimentos e erros.
Sendo assim, a empresa ganha com menor índice de retrabalho, aumenta a eficiência do serviço executado e, por consequência, contribui para elevar a satisfação dos clientes.

2 – Maior autonomia

Outro fator presente como elemento importante para a satisfação dos colaboradores é a autonomia.
A tecnologia permite que cada colaborador tenha papel efetivo ao longo do processo produtivo. Nesse caso, o sistema libera todos os acessos necessários para a execução do seu trabalho, facilitando que saiba exatamente o que precisa fazer, inclusive, sinalizando quando uma das etapas não foi cumprida, dessa forma, ele tem mais autonomia na execução das próprias tarefas.
Por outro lado, a empresa tem maior controle sobre quem e como executou determinada atividade e o tempo necessário para isso, o que auxilia os gestores nos processos de feedback.

3 – Aumenta a sensação de pertencimento

Em um ambiente em que o profissional tem os recursos tecnológicos necessários para o desempenho de suas atividades de forma mais autônoma, abrem-se espaços para que os colaboradores identifiquem oportunidades de melhorias, facilitando a inovação e a sensação de pertencimento!
A tecnologia, como já foi dito, também favorece a avaliação das habilidades e desempenho dos profissionais e feedbacks, fatores relevante para a satisfação dos colaboradores.
Enfim, como você já tem percebido, inclusive, por analisar o mercado, há uma série de benefícios disponíveis pela transformação digital para a sua empresa, a satisfação dos colaboradores é só mais uma delas. Inclusive, um estudo feito pela Universidade da Califórnia apontou que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em relação aos demais, outro bom motivo para começar a levar sua empresa para a era digital.
Você sabia que a tecnologia pode ainda dobrar a sua capacidade de competitividade? Clique aqui e saiba como!