Sempre que precisamos comprar alguma coisa para nós, ou para nossa casa, não queremos ter nenhuma dor de cabeça, não é mesmo? É por isso que acabamos sendo tão exigentes e criteriosos antes de chegar ao “débito ou crédito?”.
E quando falamos das compras para um condomínio inteiro, e nesse ponto estamos afetando, de certa forma, a vida de várias famílias, essa exigência não pode ser diferente.
Uma das maiores dificuldades aqui é escolher um fornecedor de confiança e que pratique preços justos para atender às necessidades de compra para o condomínio; mas, com tantas empresas no mercado, como evitar certas dores de cabeça?
Seu cliente paga o preço
Literalmente! Na hora de iniciar um processo de compras, seja para qual finalidade for — materiais de limpeza ou escritório, equipamentos etc. — ou contratação de um serviço, é natural que o preço tenha um peso na decisão.
O problema é que, na urgência para repor o que falta, priorizar só o valor pode levar o condomínio à aquisição de produtos e serviços com qualidade inferior e, consequentemente, a ter que os adquirir com mais frequência por não “funcionarem” como deveriam.
Claro que isso não significa que tudo o que for mais caro tem mais qualidades. É preciso haver um equilíbrio e o mais importante: pesquisar.
Muito bom… para ser verdade
Às vezes é bom mesmo, mas pode não ser. Não adianta ter bons preços, bons produtos e serviços se a empresa não entregar o que prometer.
Para evitar surpresas desagradáveis na hora de concluir a compra, é fundamental reunir algumas informações importantes sobre cada possível fornecedor antes de “bater o martelo”.
- Perfil: Quanto mais completo o perfil de uma empresa for (Razão Social, CNPJ, endereço físico e mais de um dado de contato) maiores as chances de você estar lidando com uma instituição séria, mas isso ainda não é o suficiente.
- Reputação: Outro ponto importante a ser avaliado é o que falam dessa empresa na internet, seja no próprio site, páginas em redes sociais, sites de reclamações, ou qualquer outra plataforma.
- Entrega: Quando solicitar uma cotação de valores, fique atento ao prazo de entrega e ao valor do frete. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, toda empresa deve especificar os custos e de envio do produto antes de concluir a compra.
- Pagamento: É importante que as formas de pagamento também sejam apresentadas de maneira clara e, caso haja a cobrança de juros por um parcelamento, os valores ou porcentagens incidentes devem ser informados pelo fornecedor.
- Troca ou Devolução: Nenhuma compra está totalmente isenta de produtos defeituosos ou que não são bem aquilo que foi vendido. Por isso é importante obter diferentes dados de contato da empresa. Verifique, se possível, antes de concluir a compra, quais são as políticas da empresa para esse tipo de situação.
Estreitando e minimizando
Agora que reuniu todas as informações, você já tem material suficiente para fazer um ótimo comparativo de valores e empresas com as quais pretende fechar o pedido.
Uma opção para facilitar todo esse processo de obtenção de dados, comparativos, e a compra em si, é a adoção de soluções como o CondoPlaza para o seu departamento de compras.
Se a experiência de compra for positiva, você poderá, com a aplicação, guardar os dados da empresa numa lista de “Favoritos” para futuras cotações, possibilitando, ainda, que sua administradora estreite o relacionamento com o fornecedor e minimize ainda mais o risco de fraudes.
Conhece outras formas de evitar problemas com fornecedores? Deixe seu comentário.